Você sabia que o para-raios é muito importante tanto para proteger as pessoas quanto para o maquinário de sua empresa?
O para-raios ou SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), visa proteger empresas, comércios, prédios ou casas dos raios que podem atingir tanto pessoas quanto maquinários ou eletrodomésticos.
Nesse sentido, é preciso entender que as descargas caem nos pontos mais altos e podem cair mesmo sem chover, por esse motivo, é sempre bom entender a importância da manutenção e dos materiais para SPDA!
É exatamente sobre isso, que falaremos nesse artigo! Portanto, continue a leitura!
Os materiais para SPDA são obrigatórios?
Se você está em dúvidas se os materiais para SPDA são obrigatórios, saiba que sim! Eles são obrigatórios principalmente para a segurança do perímetro! Eles são exigidos pelo Corpo de Bombeiros e regulamentados pela ABNT.
Caso você não saiba se a sua edificação deve ter ou não o SPDA, saiba que é possível consultar a legislação pertinente, a ABNT NBR 5419 /2015 ou ainda as normas estaduais (Corpo de Bombeiro), entre outros.
Principalmente porque é através deles que o raio é interrompido e a energia é dissipada. Nesse sentido, vale ressaltar que caso esse produto não seja instalado, pode ser prejudicial não só as pessoas, como também aos aparelhos conectados nas tomadas durante a descarga.
Por este motivo, é importante não só realizar a manutenção como também escolher os melhores materiais tendo em vista marcas conhecidas e licenciadas, para que assim o produto funcione corretamente e garanta a segurança.
Existem diversos tipos de para-raios os mais utilizados são: os para-raios de Franklin, para-raios de Melsens e os para-raios que utilizam do método eletrogeométrico (ou o método da esfera rolante).
Quais as vantagens de utilizar o sistema para-raios?
Os para-raios podem fazer muito a diferença em construções, confira abaixo 3 vantagens!
- Protege as pessoas, equipamentos elétricos, eletrônicos e maquinários;
- Oferece mais segurança e menos riscos de incêndio e explosões;
- Protege todas as pessoas que estiverem ao redor.
Confira o material para SPDA que pode ser utilizado!
Os materiais utilizados para o SPDA e permitidos conforme as normas são: cobre, alumínio, aço galvanizado a fogo, aço inoxidável e aço revestido por uma camada de cobre.
Interessante, não é mesmo?
Confira abaixo o lugar certo para encontrar o material para SPDA!
Encontre o material para SPDA na Eletrossetti!
A Eletrossetti é uma loja de materiais elétricos e hidráulicos com mais de 16 anos no mercado! Além disso, a Eletrossetti oferece os melhores produtos para atender as necessidades dos seus clientes.
Nessa loja você encontra diversos materiais para SPDA como: cabos NU, fita alumínio 7/8×1/8x6000mm, hastes alta e baixa camada e moldes para solda, entre outros.
Gostaria de saber mais sobre os materiais para SPDA? Acesse o site https://www.eletrossetti.com.br/ e converse com os especialistas! Confira também outros artigos do blog da Eletrossetti.